23 de fevereiro de 2010

Grécia ameaça mais que o Euro

Mais um artigo sobre a crise européia e seus efeitos na UE.

Em resumo, aponta, como já é comum em outros artigos, o grande erro que foi formar uma união monetária sem ter uma união política.


But there is no sign of any such move. Europe is stuck. So what has gone wrong? The problem is that the “economics first, politics later” method is almost Marxist in its assumption that economics will inevitably dictate a particular political response. But democratic politics involves choice.

Comento: Não vejo problema nenhum com uma ênfase na integração econômica da europa. O problema está na moeda fiat. A moeda fiat carrega em si os genes da organização estatal. O melhor nome para uma moeda deste tipo é extamente este: moeda estatal. Infelizmente o culto ao estado já é tão legitimizado que poucos se apercebem destas incongruências.

É impossível ter uma integração econômica livre e soberana através de uma moeda estatal criada por uma colcha de estados diferentes. Aí sim, seria necessário uma integração política - indesejável, para a maioria dos europeus. O euro tem um problema fundamental de design. Não sei se é possível consertá-lo. Não sei se é possível ter uma união monetária fiat. Duas possibilidades já foram testadas pela realidade: moeda baseada em commodity (ouro) ou uma europa sem moeda comum, com cada país emitindo a sua moeda.

O euro está sendo testado agora. E parece que não se sustentará.

Nenhum comentário: