8 de fevereiro de 2010

Alemanha vai comprar dados bancários roubados

Estamos dando mais uma link de uma notícia muito importante, que não recebeu muito destaque no Brasil, mas está causando muita polêmica na Europa.

O governo da Alemanha, citando como precedente as investigações de evasão fiscal para Liechtenstein há dois anos atrás, decidiu agora comprar dados bancários roubados, que podem conter informações sigilosas sobre possíveis clientes alemães de bancos suíços, com algo a esconder do fisco.

Estes dados foram obviamente roubados por algum hacker ou ex-funcionário de banco. Ao comprar estes dados por 2.5 milhões de euros, o governo alemão passa a patrocinar a pirataria moderna.

Pois é, amigos... Não é só a China que resolveu se aventurar com seus corsários do cyber-espaço. Se lá eles o fazem por motivos políticos, agora o fisco alemão o faz por motivos práticos, passando por cima das regras e até do bom-senso. Roubo de dados é crime, mas para os governos, o crime máximo é não pagar imposto que vai para eles. Todos os outros são relativos...

Se a moda pega, e a crise continuar pressionando as contas públicas, vamos ver governos tomando mais medidas nada ortodoxas para ir atrás do dinheiro. O Obama deve estar aprendendo, e já declarou que também quer ir atrás de ativos americanos pelo mundo... Quem sabe ele também não patrocina uns piratas de dados?

http://www.swissinfo.ch/por/economia/Alemanha_vai_comprar_dados_bancarios_roubados.html?cid=8220158&rss=true

Nenhum comentário: