26 de maio de 2010

Eles previram a crise: Peter Schiff was right


Peter Schiff, da Euro Pacific Capital, é um investidor e analista financeiro que fez várias aparições na televisão americana alertando para a crise que se avizinhava. Alertou para as distorções causadas por juros baixos, para a deterioração dos fundamentos da economia americana, para a grande irresponsabilidade na concessão de crédito imobiliário para pessoas sobre-alavancadas, ou sem estabilidade e sem garantia de renda, para a deterioração dos ativos bancários e possível risco de colapso de grandes instituições.

Frequentemente os outros debatedores riam e ridicularizavam as opiniões de Schiff, sem aprensentar entretanto qualquer argumento convincente, e dando conselhos do tipo 'compre ações do setor financeiro', ou 'o setor imobiliário está forte'. Vale a pena conferir a série de vídeos de Peter Schiff no YouTube, especialmente o debate com Arthur Laffer, conhecido ex-conselheiro do governo Reagan.

Peter Schiff was right
http://www.youtube.com/watch?v=2I0QN-FYkpw

Schiff segue fortemente a escola austríaca. Como outros investidores 'do contra, ele sistematicamente aposta no colapso da moeda fiat, especialmente o dólar. Só que após a crise houve uma grande valorização do dólar, e Schiff perdeu muito dinheiro para seus clientes.

Também após a bolha do Nasdaq, Schiff preveu uma grande recessão. O Fed, entretanto, abaixou tanto os juros que o mercado foi varrido por uma liquidez jamais vista que precipitou o grande boom entre 2001-2008. Schiff corrigiu suas previsões em 2002 e 2003. O mundo entraria em uma fase de crescimento induzido por crédito sem precedentes na história.

As coisas levam tempo. O bom investidor tem que saber medir suas certezas no tempo. Schiff é um investidor idealista. Sabendo da total bagunça em que se encontram as finanças americanas e que o país está caminhando em direção a um colapso financeiro, e sabendo da ignorância dos 'especialistas' econômicos, PhDs em economia das maiores universidades americanas que falam as maiores barbaridades, Schiff decidiu se candidatar ao senado americano.

Resumindo, Schiff é sempre uma voz incômoda que repete até a exaustão conceitos completamente ignorados por especialistas do mainstream, como a teoria dos ciclos austríaca, o caminho da moeda fiat para uma hiperinflação e um eventual retorno a uma moeda lastreada, com consequente perda de posição geopolítica e econômica para os Estados Unidos, uma vez que o dólar deixe de ser considerado moeda de reserva. Concordo com Schiff e acho que este caminho é inevitável. Só que ninguém sabe como será o timing. Mas as chances de aparecer algum Volcker como no passado e elevar os juros para 20% nos EUA e realinhar uma economia bêbada com a realidade parece fora de questão. Porque houve uma mudança profunda do comportamento econômico do americano. De formigas, passaram a ser cigarras, e as cigarras jamais vão aprovar uma reforma monetária feita pelas formigas...

Nenhum comentário: