28 de abril de 2010

Lula estuda criar o 'bolsa copa' para campeões das copas do passado

Por onde eu começo essa? Criticando a demagogia absurda de se misturar política com futebol, fazendo caridade com dinheiro público? Criticando a iniciativa de se fazer uma lei retroativa, para premiar um time de futebol? Ou que tal se vossa excelência agora começar a baixar decretos tendo como alvo grupos em particular? Ou que tal leis que só valem para o devido nome e sobrenome?

Já que é tão grande assim o amor pelo futebol no Brasil, porque não organizam alguma campanha, bastaria uma declaração do presidente e a mídia tomaria a causa. Muitos ajudariam esses ex-jogadores que administraram mal suas carreiras. Ou, se quisesse, poderia alvejar a entidade privada CBF, uma máquina de fazer dinheiro, e obrigá-los a lidar com esse problema.

Mas não. O Brasil não precisa disso, porque agora o Brasil tem rei. Um rei querido e iluminado porque nasceu em uma manjedoura e chegou lá para nos redimir, e distribuir os recursos infinitos da grande nação com sua bondade e sabedoria. E esse rei é fanático por futebol, como a maior parte de seus súditos.

Jânio Quadros entrou para a estória brasileira por baixar decretos esdrúxulos, como o proibindo a rinha de galos, o biquini, e o carteado. Lula busca deixar também seu factóide na história brasileira. Ele já vinha flertando com essa idéia desde 2008. Não dá para negar que este decreto, se for baixado, será a cara da era Lula.

http://www.cadaminuto.com.br/index.php/noticia/2010/03/25/bolsa-copa-governo-federal-vai-premiar-jogadores-campeao-do-mundo

Nenhum comentário: