23 de abril de 2010

Economistas do Mises Institute participam de fórum no Rio Grande do Sul

O Hélio Beltrão, que trabalhou muito com sua equipe para organizar a versão brasileira do Instituto Mises, http://www.mises.org.br/, conseguiu um feito e tanto ao trazer acadêmicos do Mises Institute como Tom Woods, Mark Thornton e Lew Rockwell pela primeira vez no Brasil. Pena que dessa vez não deu para comparecer neste evento único, mas aguardo os vídeos no YouTube.

O evento aconteceu durante o Fórum da Liberdade, evento já tradicional no Rio Grande do Sul patrocinado por empresas locais.

Imagino o choque de alguém formado por uma universidade brasileira que tenha por acaso entrado no evento. Os blogs de esquerda não tem o que comentar sobre o assunto. Ora enxergam mega-conspirações e acham que o libertarianismo tem algo a ver com um 'levante reacionário', ora acham que isto representa os empresários. Não sabem nem do que estão falando. Aliás, uma das grandes 'gafes' do Fórum da Liberdade, que veio depois, foi justamente a grande distância entre os idealistas do Mises Institute e empresários como Carlos Ghosn, que defendem a intervenção estatal para salvar empregos na indústria automotiva - além do próprio emprego dele, é claro.

Revistas como Veja e Época publicaram notas sobre o evento que podem abrir um pouco o universo dos brasileiros às 'estranhas' idéias destes radicais libertários do instituto Mises.

Nenhum comentário: