23 de outubro de 2010

Sobre o vazamento de documentos do Wikileaks

Está gerando uma repercussão internacional enorme o último vazamento de documentos sigilosos do exército americano sobre a guerra do Iraque. O que se revela à primeira vista é o forte controle de informação, tais como o altíssimo nível de baixas civis e de tortura. Por outro lado, foi confirmada a forte influência iraniana no suporte de milícias xiitas no Iraque, e bem dizer em toda a região, coisa que era tratada como mais uma conspiração americana, mas que é um risco extremamente real no oriente médio, como podemos ver pelas grandes compras de armas feita pela Arábia Saudita, entre outros indícios.

Podemos ter uma idéia de como funciona a guerra na prática assistindo ao chocante vídeo, também vazado pelo Wikileaks, que mostra soldados assustados e despreparados 'jogando videogame' com vidas de verdade.

Será que mudou a guerra? O que mudou é a tecnologia.

A tecnologia que possibilita esta nova liberdade de informação sem limites está tornando cada vez mais difícil a tarefa de esconder informações, manipular e manter segredos, e o próprio conceito de um exército nacional participando de uma agressão militar se inviabiliza perante a possibilidade que um dos próprios oficiais possa estar vazando para a internet.

A diferença entre isto e a espionagem clássica, que sempre existiu, é enorme. Cada vez mais as guerras se travam no nível da informação e propaganda.

Nenhum comentário: