7 de outubro de 2010

A reação conservadora

Durante estes últimos anos, o PT atentou contra a liberdade algumas vezes. Certo da popularidade do presidente e governando um país praticamente decapitado, cometeram um dos maiores atentados às liberdades adquiridas através do PNDH, este remédio indigesto preparado por militantes radicais que não representam o pensamento de sequer 1% dos brasileiros, que em geral são bastante conservadores.

A corrupção, como sabemos, não chega a tirar votos. As perdas de liberdade, nossa lenta caminhada para um autoritarismo paternal, o aparelhamento estatal e a forte intervenção econômica em proveito próprio também não causam revolta, exceto nos mais educados.

Mas ao tentar atropelar a sociedade com sua histórica posição a favor do aborto, o PT possivelmente selou o destino desta campanha, indo contra um valor fundamental do seu eleitorado.

A posição do partido inclui forte defesa dos 'direitos reprodutivos da mulher', e tão forte é esta defesa que se posicionar abertamente contra o aborto causou a expulsão de dois membros do partido.

http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4500:pt-suspende-deputados-contrario-sos-direitos-sexuais-e-reprodutivos&catid=22:direitos-sexuais&Itemid=171

Ultimamente eles tentaram esconder esta posição, cumprindo o ritual de deletar documentos e referências e lançar declarações contrárias e as tradicionais acusações de golpismo, boataria e agora uma novidade, interferência com o voto livre. Como se os religiosos não tivessem direito à saber qual é a posição do partido em relação ao tema mais caro para eles.

Mas infelizmente para o PT há o 'partido do YouTube golpista'. Pode-se facilmente encontrar vídeos de não muito tempo atrás em que Dilma defendia a descriminalização do aborto. Não estamos discutindo aqui a questão em si, em que liberais também se dividem. Mas é assunto que no mínimo deveria ser abordado de maneira consistente, e não de acordo com as conveniências de última hora.

Entretanto, o que se vê é uma rápida conversão religiosa de Dilma Rousseff. E como Serra passa a exibir cada vez mais sua família, é hora dos marqueteiros arrumarem também uma família para Dilma.

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/na+tv+serra+mostra+familia+e+dilma+lula/n1237787812787.html

A influência de temas religiosos e culturais na campanha não é coisa só do Brasil. Como sabemos isto é muito forte nos EUA. Na Polônia, país fortemente católico, toda campanha política se transforma em um debate sobre o aborto.

Nenhum comentário: