12 de outubro de 2010

A guerra dos vira-latas

Em um de seus artigos anteriores, Kupfer se referia ao 'complexo de vira-lata', que levaria o país a desajeitadamente tentar se explicar quando as forças de pressão por aqui decidem entrar em alguma medida mais controversa, como o controle de capitais.

Mas realmente não há tanta necessidade disso. O mundo monetário depois da crise está em plena fase de 'viralatização', como demostram o caminho seguido pelo vira-lata americano, britânico, suíço e japonês.

Os vira-latas gostam da companhia dos outros, o que lhes preserva um certo pedigree. Se o bulldog e o poodle e outros de boas credenciais estão buscando ossos nas latas de lixo da manipulação monetária, então não deve ter nada de errado com isso.

Assistimos a uma redefinição dos termos. Revirar a lixeira e fazer a maior baderna atrás de um osso agora é chamado de 'relaxamento nutricional'.

E se lançam um em cima do outro, derrubando a lixeira e perseguindo em círculos o rabo do vira-lata da frente, para ver quem ganha a corrida cambial, atrás de um suposto osso, que deve estar lá mas na verdade ninguém viu.

O que contrasta é que na Europa, apesar da salivação, os pastores-alemães ainda guardem o euro e assistam impassíveis a esta bagunça.

http://noir.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=ayiWehk3ohAU&pos=4

Nenhum comentário: