4 de março de 2010

Fantasias de Paul Krugman

Paul Krugman resolve defender a tese de que os 'chicago boys', ao contrário do que se pensa, não ajudaram em nada no progresso econômico do Chile.
http://blogs.estadao.com.br/paul-krugman/2010/03/03/fantasias-dos-chicago-boys/

Comento:

É óbvio que reformas institucionais levam tempo. O sr. Krugman parece estar muito irritado com as críticas ao Obama nos Eua, além de ter sua disputa histórica com Milton Friedman. Mas o fato é que reformas liberais realmente descolaram o Chile do resto da América Latina.

Talvez ajude analisar o gráfico inteiro:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:GDP_per_capita_LA-Chile.png

E não só em termos de renda, pois a renda do Chile ainda é compatível com a de um país de base latina, mas especialmente na maneira de encarar governo e a economia. Assim como o Brasil é um país em desenvolvimento, o Chile também é, porém com uma base mais sólida, avançando em outro rumo.

O Sr. Krugman fala como se instituições sólidas e uma postura realista em relação ao mercado mundial NADA tivessem a ver com o progresso econômico. E como se a diluição do liberalismo é que, aí sim, rendesse resultados – aí não há necessidade de comprovação, pois esta é a resposta que queríamos ouvir.

Concordo que a crítica à Obama é precipitada. Acredito que daqui a 15 anos os EUA continuará um país rico e bem capaz de resistir terremotos, mas com fissuras profundas em suas contas públicas causadas pela gestão Bush, Obama e outras semelhantes na demagogia feita com o dinheiro dos outros.

Políticos tem este poder, de surfar na onda criada por outros ou deixar bombas de efeito retardado que explodem 10 anos na frente.


Nenhum comentário: