28 de agosto de 2010

Sócios de jornal no RS têm contas bancárias bloqueadas

A Justiça autorizou o bloqueio online das contas bancárias dos sócios do jornal Já, Elmar Bones e Kenny Braga. A decisão se refere a uma solicitação de indenização contra a publicação feita por Teresa Rigotto, mãe do ex-governador gaúcho Germano Rigotto. Ela solicita reparo por danos morais, devido uma matéria produzida pelo quinzenal em 2001.
Com o objetivo de garantir a indenização à Teresa, o juiz Roberto Carvalho Fraga, da 15ª Vara Cível de Porto Alegre, autorizou o bloqueio. A matéria do Já, que é citada no processo, se referia a participação de Lindomar Rigotto, irmão de Germano, em um esquema de fraude à Companhia Estadual de Energia Elétrica, em 1987. Lindomar foi assassinado em 2000, na cidade de Capão Canoa, interior do Rio Grande do Sul.
De acordo com Bones, a decisão judicial em bloquear as duas contas não é o problema. Segundo ele, a circulação do Já está sendo prejudicada pelas "implicações públicas do processo", que fez o jornal perder anunciantes.
“A nossa versão que circula em todo o estado está suspensa desde maio. Agora só circula a edição dos bairros", informa Bones, que irá solicitar a impugnação do processo.
O advogado Dickson Pereira, do escritório Scalzilli, que responde por Teresa no processo, afirma que nunca houve perseguição contra o jornal e diz não existir a intenção de prejudicar o Já. Ele diz que está cobrando da publicação apenas R$ 7 mil, valor dos honorários.
"Abrimos mão de cobrar a indenização, até porque temos conhecimento da dificuldade financeira que o jornal está enfrentando", afirma Pereira.

Comento: A mais nova modalidade de cerceamento da liberdade de expressão: pedido de indenização da vó do corrupto, inviabilizando o único jornal que teve coragem de fazer jornalismo. Enquanto no EUA o watergate dá prêmio, aqui o rigttogate gera inviabilidade econômica.

Nenhum comentário: