30 de janeiro de 2010

Rápida deterioração das contas públicas assusta investidores externos no Brasil, e update sobre Venezuela e Argentina

Ah, o mercado! Há algumas semanas atrás, o Brasil era o investimento preferido dos investidores buscando risco e bom retorno no mercado internacional. Agora, se assustaram com a rápida deterioração das contas públicas promovida pelos gastos de última hora do governo Lula.

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601086&sid=a406m3pkW4aA

O Bloomberg também dá um quadro sinistro da economia da Venezuela. Além das já normais estatizações, a Venezuela enfrenta grave problema monetário, com o governo Chávez gerenciando dois sistemas de câmbio, no modelo do Zimbábue: 2 bolívares por dólar, para importadores aprovados pelo governo, 6 bolívares por dólar nas ruas. Receita certa para a corrupção e a distorção econômica destruir a economia da Venezuela.

Recentemente, o governo não conseguiu cobrir a oferta de 2 bolívares por dólar, e os importadores vão ter que pagar mais caro, e de surpresa. Ou seja, a tendência é o desabastecimento piorar nas próximas semanas


Já na Argentina, o presidente do Banco Central se afastou do cargo, como era de se esperar. Saiu fazendo grande estardalhaço e acusando o governo não apenas de tentar assaltar as reservas do banco para este episódio, mas também em outros. Acusou o governo de tentar destruir o banco central e os culpou pela inflação na Argentina. A verdade é que ele foi cúmplice por muito tempo dos esquemas dos Kirchner, e apenas agora, com esta pressão extrema, resolveu saltar fora.

Nenhum comentário: