14 de maio de 2012

Tudo azul na Argentina

A crise européia cada vez pior e nós é que espirramos, com grande movimento de aversão ao risco derrubando o Índice Bovespa mais de 3% hoje.

 Nosso ministro Genovês comemora a rápida desvalorização do Real, que continuando como está, em breve poderá causar grandes perdas cambiais para empresas brasileiras - já vimos este filme.

 Mas nos resta celebrar o grande diferencial que temos no momento atual, uma das maiores vantagens do Brasil no cenário do Cone-Sul : Nós não somos a Argentina.

 Já neste país vizinho, sem nenhuma esperança de repetir o 'milagre' dos últimos anos, que em todo caso foi mais ilusão econômica do que qualquer outra coisa, aparecem as primeiras notícias sobre desabastecimentos em supermercados, em um regime de controle de preços - resultado inevitável e só tende a se agravar.

  http://www.lanacion.com.ar/1472986-se-hace-permanente-el-faltante-de-productos-que-controla-moreno

Neste ambiente hostil onde os aliados da Kirchner possuem precedência na hora de obter 'divisas' ou exportar 'divisas', a população recorre a um velho conhecido nosso: o mercado de dólar paralelo, ou 'dólar blue', como é conhecido na Argentina.

Este negócio em particular tem tudo para florecer nos próximos anos, com a diferença entre cotação oficial e paralela convergindo para níveis venezuelanos.


Nenhum comentário: