26 de maio de 2012

Uma brincadeira de crianças


Os alemães tem sido convencidos pela seu status-quo de que os problemas da Europa tem origem na periferia, e não se dão conta de que décadas de crescimento econômico falso foi também patrocinada pelo Euro na própria Alemanha.

A indústria alemã esteve este tempo todo brincando de um jogo que brincávamos quando crianças com nossos amigos.

Primeiro colocávamos todos os nossos brinquedos favoritos em uma mesa - carrinhos, revistas, figurinhas.

-Não, não pode brincar ainda. Precisa comprar com dinheiro.

E aí, para alívio de todos, distribuíamos o dinheirinho do 'Banco Imobiliário' para todos. Agora pode escolher qual você quer comprar. Naquela idade, diversão garantida.

Bem, a grande diferença é que ninguém se importava em usar isso para produzir estatísticas tais como 'crescimento de PIB'. E sempre recolhíamos no final da brincadeira nossos brinquedos e nosso dinheirinho de brincadeira.

21 de maio de 2012

Neste artigo temos uma visão de como é o serviço público na Espanha, agora passando por grave crise que traz ao debate o tema do serviço público e seu modo de funcionamento. Reparem nas semelhanças para com o Brasil.


Um emprego para a vida toda


Se tornar um funcionário público é o cálice sagrado de todas as profissões para muitos na Espanha, devido seu caráter permanente. Entretanto, obter um destes postos não é tarefa fácil.


Considerando que o alto desemprego leva mais e mais candidatos a cada vez menos vagas, a competição é acirrada. Um concurso no sistema judiciário, por exemplo, significa competir com mais de dez mil candidatos. As chances de se tornar um 'funcionario' na Espanha são semelhantes a cursar uma universidade de grande reputação nos EUA.


O candidato típico gasta algo entre um e cinco anos para se preparar para as provas, e precisa se inscrever em cursos de prepacação em escolas particulares - de 100 a 200 euros por mês, sem incluir os materiais. Sem dúvida, os candidatos entram em uma corrida de esforço e recursos financeiros para obter o emprego para a vida toda. Enquanto a maioria fica de fora, uma minoria ao menos é capaz de capitalizar seus esforços conseguindo um emprego na iniciativa privada, principalemente na área da saúde ou de serviços jurídicos.


Um sócio de uma grande firma jurídica de Madri disse 'procuramos candidatos que não passaram nas provas do serviço público. Estes são indivíduos preparados que, ao contrário dos recém-formandos, conhecem o código página por página, literalmente'.


Os poucos seletos que passam as provas logo descobrem o significado do ditado 'cuidado com o que desejas', pois eles se tornam vítimas de seu próprio sucesso dentro de um sistema perverso.


Pois uma vez que o sonhado emprego público é conquistado, os incentivos do trabalho duro desaparecem: dedicação e concentração, competição e recompensa ao mérito, os ingredientes que os colocaram nestas posições em primeiro lugar, são substituidos por um sistema perverso que os leva a uma vida de complacência.


O serviço público castra a ambição e aniquila o indivíduo, pois não há incentivos para performance, talentos especiais ou habilidades. Nem sofrem pressão para manter a mesma carga de trabalho, pois como diz o ditado na Espanha, para ser demitido só por reunião ministerial.

Artigo completo em:
http://en.elconfidencial.com/opinion/2012/05/21/spains-public-servants-a-lifetime-of-serfdom-19/

14 de maio de 2012

Tudo azul na Argentina

A crise européia cada vez pior e nós é que espirramos, com grande movimento de aversão ao risco derrubando o Índice Bovespa mais de 3% hoje.

 Nosso ministro Genovês comemora a rápida desvalorização do Real, que continuando como está, em breve poderá causar grandes perdas cambiais para empresas brasileiras - já vimos este filme.

 Mas nos resta celebrar o grande diferencial que temos no momento atual, uma das maiores vantagens do Brasil no cenário do Cone-Sul : Nós não somos a Argentina.

 Já neste país vizinho, sem nenhuma esperança de repetir o 'milagre' dos últimos anos, que em todo caso foi mais ilusão econômica do que qualquer outra coisa, aparecem as primeiras notícias sobre desabastecimentos em supermercados, em um regime de controle de preços - resultado inevitável e só tende a se agravar.

  http://www.lanacion.com.ar/1472986-se-hace-permanente-el-faltante-de-productos-que-controla-moreno

Neste ambiente hostil onde os aliados da Kirchner possuem precedência na hora de obter 'divisas' ou exportar 'divisas', a população recorre a um velho conhecido nosso: o mercado de dólar paralelo, ou 'dólar blue', como é conhecido na Argentina.

Este negócio em particular tem tudo para florecer nos próximos anos, com a diferença entre cotação oficial e paralela convergindo para níveis venezuelanos.


Frase do dia:

"As diferenças entre vocês são pequenas perto do tamanho da dívida de vocês com o nosso país"

Karolos Papoulias, Presidente da Grécia, em reunião com os representantes dos partidos, que não chegaram a formar uma coalizão de governo.

E as diferenças entre eles são microscópicas quando comparadas ao tamanho da dívida da Grécia.