2 de dezembro de 2010

Hackers do Wikileaks publicam material das embaixadas americanas

O Wikileaks, site que cada vez mais se assemelha mais a um site de hackers do que propriamente jornalistas investigativos, revelou centenas de documentos vazados das embaixadas americanas ao redor do mundo.

A vontade do Wikileaks é a de expor a maneira com que o 'real politics' funciona, e o contraste dos comentários com as posições oficiais do governo americano. A meu ver uma grande bobagem. Mas, em todo caso, o material contém análises de alta qualidade, curtas e objetivas. E como não são feitas para serem publicadas em um canal fechado de comunicação, vão diretamente ao ponto e dão nome aos bois.

A maior parte do material vazado no Brasil confirma o que por aqui todo mundo já sabia. Que a política externa do Lula tem um ranço anti-americano, que prefere se aliar aos ditadores e governos encrenqueiros, que omite casos de terrorismo em território nacional, que continua a fomentar teorias conspiratórias na Amazônia ( que são na verdade quase uma mania nacional ).

Na maior parte do tempo a embaixada americana no Brasil está mesmo é preocupada em obter oportunidades de negócio para empresas americanas. Só que por motivos estratégicos e ideológicos o governo do Brasil interfere no ministério da defesa para impedir a compra de equipamento bélico americano.

Novamente, não há surpresa nenhuma nisso. O que vocês acham que fazem as embaixadas brasileiras mundo afora? Eles vivem fazendo isso, usando verbas públicas para representar empresários brasileiros com boas conexões políticas, entre um jantar e outro.

Já na Argentina, uma análise me chamou a atenção, que traça um retrato bastante verossívil do recém-falecido Nestor Kirchner, cujo sumário traduziremos no próximo post. Lido hoje, se torna um verdadeiro epitáfio do líder populista latino americano, esta praga que teima em brotar por estas terras.

Nenhum comentário: